METODOLOGIAS EDUCACIONAIS DIVERSIFICADAS COMO PROPOSTA DE SOCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DA BIOLOGIA DA FLORA DO CERRADO
Palavras-chave:
educação ambiental, cerrado, jogosResumo
O desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à agregação de valor aos elementos da flora e da fauna, o que promove a preservação ambiental e a conservação dos recursos naturais. Sendo o Cerrado uma área prioritária para conservação (Hotspot), caracterizada por ter uma biodiversidade rica e ameaçada no mais alto grau, o Núcleo de Estudos em Tecnologias para Socialização do conhecimento em Biologia (NETESB) – Sala Verde (Espaço Samambaia, M. M. A.) visou desenvolver com estudantes do ensino fundamental a presente proposta de conscientização e práticas que lhes possibilitem respeitar a natureza por relações de significado e experiências intra e interpessoais, permitindo resignificar esses conceitos de forma a inseri-los no seu cotidiano, sem que sejam práticas impostas. Nesse sentido, desenvolvemos atividades diversas, como aulas de campo, seções de filmes e atividades lúdicas com o uso de jogos, sendo elas realizadas na Universidade Federal de Goiás e nas escolas do ensino fundamental da região noroeste de Goiânia. A avaliação das metodologias desenvolvidas foi feita através da aplicação de questionários e de entrevistas informais feita aos estudantes. Concluímos que as propostas como aula de campo, mostras de filmes e jogos, agregando valor aos elementos da flora do cerrado, são importantes abordagens educacionais e que podem propiciar melhor exploração de temáticas na área da Educação Ambiental, e ao mesmo tempo socializar a ciência por meio da transformação da linguagem cientifica em linguagem popular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.