METODOLOGIAS EDUCACIONAIS DIVERSIFICADAS COMO PROPOSTA DE SOCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DA BIOLOGIA DA FLORA DO CERRADO

Autores

  • Frederico Augusto Faleiro
  • Adriana Antunes
  • Thiago Rocha
  • Simone Sabóia-Morais

Palavras-chave:

educação ambiental, cerrado, jogos

Resumo

O desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à agregação de valor
aos elementos da flora e da fauna, o que promove a preservação ambiental e a
conservação dos recursos naturais. Sendo o Cerrado uma área prioritária para
conservação (Hotspot), caracterizada por ter uma biodiversidade rica e ameaçada
no mais alto grau, o Núcleo de Estudos em Tecnologias para Socialização do
conhecimento em Biologia (NETESB) – Sala Verde (Espaço Samambaia, M. M. A.)
visou desenvolver com estudantes do ensino fundamental a presente proposta de
conscientização e práticas que lhes possibilitem respeitar a natureza por relações de
significado e experiências intra e interpessoais, permitindo resignificar esses
conceitos de forma a inseri-los no seu cotidiano, sem que sejam práticas impostas.
Nesse sentido, desenvolvemos atividades diversas, como aulas de campo, seções
de filmes e atividades lúdicas com o uso de jogos, sendo elas realizadas na
Universidade Federal de Goiás e nas escolas do ensino fundamental da região
noroeste de Goiânia. A avaliação das metodologias desenvolvidas foi feita através
da aplicação de questionários e de entrevistas informais feita aos estudantes.
Concluímos que as propostas como aula de campo, mostras de filmes e jogos,
agregando valor aos elementos da flora do cerrado, são importantes abordagens
educacionais e que podem propiciar melhor exploração de temáticas na área da
Educação Ambiental, e ao mesmo tempo socializar a ciência por meio da
transformação da linguagem cientifica em linguagem popular.

Downloads

Publicado

2009-09-11

Como Citar

Faleiro, F. A. ., Antunes, A. ., Rocha, T. ., & Sabóia-Morais, S. (2009). METODOLOGIAS EDUCACIONAIS DIVERSIFICADAS COMO PROPOSTA DE SOCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DA BIOLOGIA DA FLORA DO CERRADO. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 5(08). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4796

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>