QUALIDADE DE ALGUMAS DAS MARCAS DE IOGURTE COMERCIALIZADAS EM ITAPETINGA-BA
Palavras-chave:
embalagem, grupo de foco, iogurte, preferênciaResumo
Foi avaliada a qualidade físico-química (análise de gordura, acidez, pH e viscosidade), microbiológica (coliformes totais e fecais) e sensorial (teste de preferência) de quatro marcas de iogurte sabor morango comercializadas no principais supermercados e padarias da cidade de Itapetinga – BA. A técnica grupo de foco foi utilizada para obter informações sobre os atributos das embalagens dos iogurtes, considerados mais importantes para os consumidores, no ato da compra. O teste de Preferência de Ordenação foi realizado com 80 consumidores em condições laboratoriais. Tais consumidores responderam, também, a um questionário sobre freqüência e forma de consumo de iogurte. Foram recrutados, para participar do grupo de foco, 24 consumidores que consomem iogurte, frequentam supermercados e tem o hábito de ler o rótulo dos produtos no momento da compra. Pelos resultados, observou-se que quanto aos aspectos físico-químicos, as marcas diferiram apenas em relação à viscosidade. Todas atenderam ao padrão microbiológico, estando aptas para consumo. A marca um foi a preferida pelos consumidores (p ≤ 0,05). E, para a maioria dos consumidores, o iogurte está presente na alimentação uma ou mais vezes por semana. Em relação ao grupo de foco, conclui-se que o preço, a marca, o prazo de validade, o tipo de embalagem e a distribuição de cores no rótulo são os fatores mais importantes no processo de decisão de compra do iogurte.
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