O DESENHO COMO METODOLOGIA PARA SOCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO

Autores

  • Mayara Oliveira
  • Adriana Antunes
  • Simone Sabóia-Morais

Palavras-chave:

Oficinas de desenho, Cerrado, Educação Ambiental

Resumo

Essa pesquisa é de cunho qualitativo e propõe o uso de desenhos como recurso metodológico para socialização do conhecimento em educação ambiental com ênfase no bioma Cerrado. Dessa forma, descreve-se a execução de duas oficinas de desenho. A primeira foi aplicada à comunidade na Feira de Ciências do Estado de Goiás, organizada pela Secretaria Estadual de Educação realizada no shopping Flamboyant no ano de 2007 e a segunda para estudantes do Ensino Médio e Fundamental de uma escola pública da região noroeste da cidade de Goiânia – GO. Utilizaram-se técnicas simples de modo que todos pudessem ilustrar flores e folhas de plantas típicas do Cerrado, mesmo aqueles que demonstrassem pouca aptidão para o desenho. Além dos desenhos, foram apresentadas informações e alertas sobre o perigo de extinção de diversas espécies de plantas do Cerrado com o objetivo de sensibilizar os participantes e produzir comportamentos condizentes à construção de uma sociedade ecologicamente sustentável.

Downloads

Publicado

2010-03-30

Como Citar

Oliveira, M. ., Antunes, A. ., & Sabóia-Morais, S. (2010). O DESENHO COMO METODOLOGIA PARA SOCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DO BIOMA CERRADO. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 6(09). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4765

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>