INFORMANDO AOS ADOLESCENTES SOBRE O USO DE DROGAS
Palavras-chave:
intervenção, psicologia social, drogasResumo
O presente trabalho de intervenção como prática de psicologia social teve finalidade teórica na pesquisa-ação, uma linha de pesquisa associada a diversas formas de ação coletiva que é orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação. Os pesquisadores e os sujeitos desempenharam um papel ativo na solução dos problemas encontrados, no acompanhamento e na avaliação das ações desencadeadas em função dos problemas. Na metodologia os participantes produziram os meios para que os problemas fossem solucionados junto com os facilitadores, as variáveis como a idade, a situação social, o local onde residem, a situação econômica, a questões de gênero, a religião e as questões culturais não foram isoláveis, porque elas interferem no que está sendo observado e o que cada pesquisador observa e interpreta nunca é independente da sua formação, de suas experiências anteriores e da própria inserção na situação investigada. O fenômeno utilizado foi informando os adolescentes sobre o uso de drogas e a intervenção teve como objetivo levar aos adolescentes o conhecimento sobre os tipos e efeitos que as drogas acarretam no organismo e as conseqüências sociais que as drogas trazem para a vida do individuo. A intervenção contou com a participação de quinze adolescentes por causa da desistência de cinco, com idades entre 13 a 18 anos. O trabalho se deu por meio de medida preventiva, educativa e informativa, levando em consideração que os sujeitos envolvidos não haviam experimentado álcool e outras drogas ilícitas antes da intervenção. Foram realizados quatro encontros constando de uma hora e quarenta minutos cada, contabilizando no total seis horas e quarenta minutos. Os encontros foram feitos de forma bem divertida, fazendo com que os adolescentes se sentissem a vontade para expressar seus pontos de vista sobre o uso das drogas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.