TRANSPONDO OS MUROS DA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO PARA A VIVÊNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
RPPN, Espaço não formal de educação, Educação Ambiental, InterdisciplinaridadeResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as intervenções pedagógicas realizadas durante a o Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, disciplina que compõe a matriz curricular do 7º período, do Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. As atividades de ensino e aprendizagem foram realizadas com alunos da rede estadual e municipal de Brusque (SC) e Nova Trento (SC). As intervenções enfatizaram atividades práticas relacionadas à educação ambiental utilizando a Reserva Particular do Patrimônio Natural Prima Luna (Nova Trento/SC), como cenário educacional para estudantes do ensino fundamenta e, tiveram como referencial norteador a interdisciplinaridade, proporcionando aos alunos uma visão integradora de mundo. O objetivo geral proposto foi reconhecer o potencial educativo de uma RPPN a partir do entendimento de que a educação ambiental está além das questões da natureza, mas nas ações do sujeito. Os resultados alcançados foram satisfatórios, dado os posicionamentos individual e coletivo dos alunos sobre a necessidade de formação de novos hábitos e atitudes éticas frente às questões socioambientais no presente e no futuro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.