SUSTENTABILIDADE: DISCURSO RECORRENTE OU INSTRUMENTO PARA MUDANÇA DE ATITUDE
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação Ambiental, MídiaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar as intervenções pedagógicas realizadas com alunos do Ensino Médio da EEB XV de Junho, localizada em Itajaí/SC, cujo foco foi a educação ambiental voltada para sustentabilidade. A pesquisa no campo escolar é parte da formação docente realizada por meio da disciplina de Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica do Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Itajaí. A investigação do potencial formativo da escola como instituição envolvida no contexto das questões sociais e ambientais viabilizou o desenvolvimento da problemática de maneira a contribuir para uma reflexão sobre o novo padrão de comportamento ético e ecológico que está cada vez mais presente no cotidiano global. E, neste contexto, perceber também o papel da mídia na formação de opinião por meio de discursos recorrentes. As metodologias escolhidas tiveram como referencial organizador as que instigassem a criticidade, valorizassem o posicionamento individual e possibilitassem uma leitura integradora de mundo, tendo em vista a formação para a vivência de novos hábitos cotidianos, no presente e no futuro. As aulas teóricas e práticas geraram resultados significativos referentes à apreensão de conceitos relativos ao conhecimento ambiental como parte integral do cotidiano convertidas em atitudes responsáveis e fundamentadas na informação séria e coerente com a realidade local/global. Ao final das intervenções os alunos mostravam-se mais seguros quanto a base conceitual e conscientes em relação às pequenas/grandes escolhas que podemos fazer diariamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.