POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E SUA APLICABILIDADE EM COMUNIDADES TERENAS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:
Terenas, Mato Grosso do Sul, Políticas Públicas, Monolinguismo, BilinguismoResumo
O presente artigo foi desenvolvido com o intuito de discutir a relevância do aprendizado da Língua Portuguesa, bem como o bilinguismo, em comunidades indígenas terenas no Estado do Mato Grosso do Sul. Um determinado país pode conviver com mais de uma língua, como é o caso do Brasil, uma vez que se trata de um país plurilíngue: além da Língua Portuguesa, há em nosso território cerca de 180 línguas indígenas e a Língua de Sinais. O povo Terena ainda mantém a sua língua, embora em muitas aldeias apenas a Língua Portuguesa seja utilizada em seu cotidiano, assim como uma grande parte das diferentes etnias presentes no território nacional. A escola deve trabalhar de modo a voltar-se para a existência, estrutura e uso de diferentes línguas que fazem parte do território brasileiro, promovendo não apenas a reflexão metalinguística, mas a compreensão de como se constituem identidades e singularidades de diferentes povos e etnias. Nesta perspectiva, analisar a relevância da Língua Portuguesa e o bilinguismo utópico presente nas comunidades indígenas é ampliar conhecimentos e fornecer dados para que se desperte o interesse para que pesquisas na área sejam realizadas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho é baseada numa revisão de literatura, buscando analisar a educação escolar que é oferecida às comunidades indígenas na atualidade.
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