PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DO USO PEDAGÓGICO DAS TIC
Palavras-chave:
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Usos sociais e formativos das TIC, Inserção profissionalResumo
Este trabalho apresenta um recorte do projeto de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, cujo objetivo é investigar o processo de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação em escolas públicas da cidade de Porto, Portugal e de Florianópolis, Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa, iniciada em agosto de 2010 e com perspectiva de conclusão em julho de 2013, realizou-se um mapeamento dos usos sociais e pedagógicos envolvendo o computador e a internet. Foram avaliados os mecanismos de estruturação das percepções que professores e estudantes constroem a respeito de sua vivência escolar em um contexto de uso das TIC. Por fim, analisou-se a relação que os participantes da pesquisa, estudantes do último ano do ensino secundário e médio e seus professores, estabelecem entre o uso das TIC na sala de aula e suas perspectivas de inserção profissional. O pano de fundo do estudo é a emergência na década de 1990 do Programa Nacional de Informática na Educação, no Brasil e do Programa Nónio-Século XXI, em Portugal – com o objetivo declarado de promover uma educação para o desenvolvimento científico e tecnológico e o exercício da cidadania.
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