PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DO USO PEDAGÓGICO DAS TIC

Autores

  • Bruna Nau
  • Jéssica Silva
  • Elisa Quartiero
  • José Alberto Correia

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Usos sociais e formativos das TIC, Inserção profissional

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte do projeto de pesquisa desenvolvido no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, cujo objetivo é investigar o processo de inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação em escolas públicas da cidade de Porto, Portugal e de Florianópolis, Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa, iniciada em agosto de 2010 e com perspectiva de conclusão em julho de 2013, realizou-se um mapeamento dos usos sociais e pedagógicos envolvendo o computador e a internet. Foram avaliados os mecanismos de estruturação das percepções que professores e estudantes constroem a respeito de sua vivência escolar em um contexto de uso das TIC. Por fim, analisou-se a relação que os participantes da pesquisa, estudantes do último ano do ensino secundário e médio e seus professores, estabelecem entre o uso das TIC na sala de aula e suas perspectivas de inserção profissional. O pano de fundo do estudo é a emergência na década de 1990 do Programa Nacional de Informática na Educação, no Brasil e do Programa Nónio-Século XXI, em Portugal – com o objetivo declarado de promover uma educação para o desenvolvimento científico e tecnológico e o exercício da cidadania.

Downloads

Publicado

2011-10-15

Como Citar

Nau, B. ., Silva, J. ., Quartiero, E. ., & Correia, J. A. . (2011). PERSPECTIVAS DE INSERÇÃO PROFISSIONAL A PARTIR DO USO PEDAGÓGICO DAS TIC. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(12). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4282

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)