ESTUDANDO PESQUISANDO AVANÇANDO NA APRENDIZAGEM – EPAA: RELATO DA INTRODUÇÃO À PESQUISA E À FORMAÇÃO HUMANA

Autores

  • Franciane Cogo
  • Sérgio Luiz Almeida
  • Katia Campos

Palavras-chave:

Educação, Ensino médio, Ciência

Resumo

As escolas são os grandes centros propagadores e formadores de cientistas, sendo responsabilidade das mesmas despertar a vocação pela arte de descobrir, de criar e de renovar. A adolescência, fase que coincide com o período em que se cursa o ensino de nível médio, é um momento propício para despertar o interesse pela ciência e para estabelecer relações humanas. O projeto realizado no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em Machado, MG, nomeado de Estudando Pesquisando Avançando na Aprendizagem (EPAA), objetivou promover a aproximação entre os estudantes e a iniciação científica, desenvolver as capacidades de cada um, difundir o interesse e estimular vocações para a pesquisa e o empreendedorismo e gerenciar relações interpessoais, como comunicação, organização, liderança, motivação, negociação, gerenciamento de conflitos e resolução de problemas. O resultado deste projeto transdiciplinar pode ser verificado em três esferas: os alunos participantes do EPAA, que se destacaram em diversas áreas; os demais alunos da instituição, que foram motivados a participarem de pesquisas e a própria instituição, que diversificou sua atividade extracurricular e integrou ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Publicado

2011-10-15

Como Citar

Cogo, F. ., Almeida, S. L. ., & Campos, K. . (2011). ESTUDANDO PESQUISANDO AVANÇANDO NA APRENDIZAGEM – EPAA: RELATO DA INTRODUÇÃO À PESQUISA E À FORMAÇÃO HUMANA. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(12). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4279