A IMPORTÂNCIA DO USO DE RECURSOS DIDÁTICOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ABORDAGEM SOBRE NOVAS METODOLOGIAS
Palavras-chave:
Ensino de Química, Recursos Didáticos, Aprendizagem SignificativaResumo
O Ensino de Química tem sido uma das grandes preocupações para pesquisadores em educação nas últimas décadas, pois para muitos alunos a Química é uma ciência hermética, por conseguinte, sendo muito complicado para professores tornarem-na mais atraente e menos difícil a sua compreensão. Os educadores têm apontado como solução para o problema o investimento em novas metodologias que facilitem o trabalho docente e a assimilação e produção dos conteúdos ministrados, por parte dos discentes. Entretanto, uma ação inovadora causa certa resistência em alguns professores que desenvolvem uma prática tradicional. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do uso de materiais didáticos alternativos no Ensino de Química, produzidos por docentes e discentes, para tornar as aulas mais atrativas de modo a promover a produção dos conhecimentos abordados em sala de aula, bem como analisar o interesse, o desempenho e a aprendizagem significativa nas atividades e avaliações. A análise das discussões feitas após as atividades mostrou que os alunos foram capazes de formular os seus próprios conceitos com relação às teorias explanadas em sala de aula. Isso refletiu a facilidade na resolução de problemas e no ótimo desempenho das avaliações. Dessa forma, fica evidente a necessária renovação no Ensino de Química, pois enquanto os professores de Química insistirem em aplicar ou limitar-se a utilizar apenas um método ou recurso didático e transmitirem os conteúdos dessa disciplina como algo já pronto para que os alunos aceitem como verdade absoluta, não haverá uma produção do saber e uma aprendizagem significativa por parte dos alunos.
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