A COMPOSTAGEM COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • André Costa
  • Wilza Carla Silva

Palavras-chave:

resíduos orgânicos, senso crítico, prática de ensino

Resumo

A surpreendente quantidade de resíduos sólidos depositada, a cada dia, nos lixões poderia ser minimizada se aplicasse a compostagem nas instituições de ensino e nas residências das famílias. A formação de composto orgânico a partir dos resíduos orgânicos pode ser utilizada como metodologia na pesquisa de múltiplos temas, em atividades práticas de Ciências Naturais e de Geografia, no Ensino Fundamental e no Médio das escolas, comprovando, destarte, a constituição e a fertilização do solo e os processos incididos na concepção do composto. Em pretexto disto, as aulas ficam interessantes e discursivas, possibilitando refletir, criticamente, sobre o processo. Diante deste contexto relatado, brotou a iniciativa de se cogitar tal trabalho na Escola Municipal Maria Cândido de Oliveira e na Escola Estadual Prof. Adalberto de Sousa Oliveira, em Cachoeira dos Índios – PB, o que motivou o senso crítico dos estudantes e professores dos 6ºs anos destas escolas. Também possibilitou aos docentes de Ciências e Geografia uma formação continuada, tornando-os promotores desta prática de ensino. Os métodos utilizados foram: aplicação de questionários, conferência de aulas teóricas e práticas, comparação analítica dos resultados, observação da aprendizagem, além da participação dos educandos e educadores. Assim, pode-se concluir que a pesquisa realizada demonstrou que a aprendizagem pode integrar teoria à prática, com uma melhoria de atitudes e hábitos presentes e futuros. Além disto, os professores reconheceram a compostagem como metodologia enriquecedora do conhecimento, pois discute vários tópicos, entre eles: composição do solo, micro-organismos atuantes na decomposição, transformação bioquímica, etc. Para tanto, este projeto tornou-se favorável para o desenvolvimento intelectual do cidadão e para adoção de atitudes adequadas ecologicamente.

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Publicado

2011-10-15

Como Citar

Costa, A. ., & Silva, W. C. . (2011). A COMPOSTAGEM COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(12). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4271