A AGRESSIVIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO ANALÍTICO EM DUAS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS EM REGIÕES PERIFERICAS DE SALVADOR-BA
Palavras-chave:
Agressividade, educação, relações interpessoaisResumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre a agressividade infantil no âmbito escolar. Tem como finalidade analisar as causas e repercussões da agressividade na formação do indivíduo, baseado em estudos psicanalíticos sobre a agressividade. Faz uma análise sobre as causas das reações agressivas, a maneira como esta questão é trabalhada nas escolas, para tentar desenvolver reflexões sobre os possíveis fatores que potencializam a ação agressiva e a promoção de uma educação para a paz. O eixo central desta pesquisa dá ênfase à importância da escola e das ações educativas na redução dos atos agressivos. A metodologia neste trabalho é a pesquisa qualitativa, dando enfoque às relações interpessoais no ambiente escolar, utiliza-se também a pesquisa bibliográfica e os instrumentos de pesquisa - questionários e observação direta - aplicados em turmas de séries inicias, em duas instituições escolares, situadas em Salvador-Ba, em localidades periféricas distintas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.