A CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - UMA PROPOSTA INCLUSIVA E INTERATIVA

Autores

  • Perla Souza
  • Joana Cristina Faria

Palavras-chave:

Maquetes, moldes, metodologia, inclusão, embriologia

Resumo

O ensino das ciências morfológicas é abrangente e permite através da interdisciplinaridade o conhecimento de diversas áreas do saber, dentre elas a citologia, histologia e a embriologia. A embriologia em especial apresenta etapas características na formação de células, tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos. Essa temática pode ser enriquecida com uso de alternativas metodológicas práticas e interessantes. Para isso, o professor deverá desenvolver habilidades diferenciadas e significativas para os educandos. Nesse sentido, a construção de diferentes materiais didáticos foram desenvolvidos, aplicados e avaliados na escola Evangélica Príncipe da Paz em Aparecida de Goiânia, para quatro turmas do 8°ano do ensino fundamental, a fim de proporcionar maior apreciação das etapas do desenvolvimento embrionário humano melhorando assim o aprendizado. O primeiro modelo didático construído foi uma maquete representativa em alto relevo. Posteriormente para atender aos alunos portadores de necessidades visuais dentro de uma perspectiva inclusiva foi confeccionada uma pequena apostila de EVA colorido que contém miniaturas de moldes de fetos humanos iguais aos da maquete. Além disso, foram realizadas traduções em braile tanto na maquete quanto na apostila, numerando a fase de cada fenômeno. E por fim a elaboração de cartões com perguntas direcionadas a abordagem da maquete ilustrativa. Todas essas modelagens foram avaliadas pelos alunos em forma de questionários. Os resultados mostraram que a aplicação da maquete foi positiva, obtendo-se dados expressivos de aceitação entre os alunos que puderam visualizar o modelo didático tridimensional. Isto significa que através dessa pesquisa os educandos entenderam o conteúdo proposto de forma diferenciada e reconheceram a utilização de práticas pedagógicas inovadoras na sala de aula como uma possibilidade de mudar o processo de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino público.

Downloads

Publicado

2011-11-14

Como Citar

Souza, P. ., & Faria, J. C. . (2011). A CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - UMA PROPOSTA INCLUSIVA E INTERATIVA. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(13). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4242

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>