UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE GOIÂNIA

Autores

  • Érika Melo
  • Ana Flávia Vigário

Palavras-chave:

Educação Ambiental, vídeos, aprendizagem significativa, novas tecnologias de ensino

Resumo

Hoje, muito tem sido falado sobre a Educação Ambiental, principalmente em um contexto onde os problemas advindos de impactos ambientais estão a cada dia mais evidentes. Então, se faz necessário o desenvolvimento da Educação Ambiental que trabalhe não apenas a transmissão de informações, mas também a mudança de hábito, atitudes e valores que contribuam para a construção de um futuro melhor e mais sustentável para a sociedade atual. Sabendo que a Educação Ambiental é uma das formas mais importantes para que o indivíduo possa compreender o meio em que vive e para que haja uma interação entre a sociedade e a natureza, o presente trabalho teve por objetivo verificar o nível de conhecimento de alunos do ensino médio em relação à educação ambiental. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o conteúdo a ser trabalhado, as Mudanças Climáticas Globais assim como suas consequências para a vida na Terra, que possibilitou um melhor conhecimento sobre o tema e o embasamento teórico da discussão. O vídeo escolhido para ser analisado neste trabalho foi o documentário “Mudanças no clima, mudanças de vidas” (Greenpeace). Para a coleta de dados, foi desenvolvido um questionário a partir da proposição de afirmações que buscavam mensurar o grau de concordância ou discordância com o assunto. Em seguida, o questionário (pré-teste) foi aplicado aos alunos sem que houvesse sido debatido ou explicado informações sobre o tema das perguntas. Posteriormente, foi exibido o vídeo acima citado e, então, estruturado um debate com os discentes sobre os temas mostrados no vídeo, esclarecendo as dúvidas que surgiram. Logo em seguida, os discentes responderam novamente o questionário (pós-teste). Os dados foram tabulados através das respostas dos questionários de pré e pós-teste com a finalidade de apurar as respostas e interpretar os resultados. Através da análise do questionário observou-se que, na maior parte das questões, houve mudança positiva na percepção dos alunos, demonstrando o aspecto positivo da utilização do vídeo como ferramenta didática em sala de aula. Assim, pode-se indicar que com a realização deste trabalho constatou-se a importância e a real eficácia da utilização do vídeo como ferramenta de ensino de Biologia e para Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

Melo, Érika ., & Vigário, A. F. . (2011). UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE GOIÂNIA. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(13). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4085

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)