DNA FORENSE NO ENSINO MÉDIO: UMA AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS E DOS PROFESSORES

Autores

  • Lindomar Gomes
  • Luciane Almeida

Palavras-chave:

DNA Forense, Livro Didático, Ensino Médio, Formação de Professores, Biologia Moderna

Resumo

Temas de importantes da biologia moderna muitas vezes não podem ser discutidos em sala de aula por falta de material didático apropriado, ou pela falta de preparo dos docentes em explicar temas atuais, os quais não fizeram parte de sua formação. Em relação ao tema DNA Forense, em geral os alunos já trazem alguma bagagem para a sala de aula, entretanto esse conhecimento geralmente é incompleto ou com conceitos errados. O objetivo desse trabalho foi avaliar tanto o conteúdo dos livros didáticos quanto a forma como o DNA forense é abordado em sala de aula. Os resultados da análise dos livros didáticos demonstraram que o DNA Forense se encontra de forma direita e indireta presente nos livros de biologia, nas edições em volume único para o Ensino Médio. No total foram analisadas 10 obras, sendo que quatro apresentaram uma análise completa sobre o tema, isso demonstra a preocupação de autores em abordar temas atuais da biologia em suas obras. Em relação ao desenvolvimento dessa temática em sala de aula, uma entrevista com 20 professores de diferentes escolas das cidades de Goiânia e Alto Paraíso, revelou que 40% dos entrevistados não trabalham com essa temática com seus alunos; apesar de acreditarem que seria importante a discussão de temas como DNA forense. Em relação ao aprendizado por parte dos alunos, os professores notam dificuldade dos alunos em aprender temas complexos como DNA Forense, pois exige conhecimento de outros conceitos genéticos e moleculares.

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Publicado

2011-11-30

Como Citar

Gomes, L. ., & Almeida, L. . (2011). DNA FORENSE NO ENSINO MÉDIO: UMA AVALIAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS E DOS PROFESSORES . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(13). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4053