BIOLOGIA E ALEGRIA: O HUMOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA COMPREENSÃO DA ATIVIDADE CELULAR NA SÍNTESE PROTÉICA

Autores

  • Vanessa Soares
  • Simone Sabóia-Morais

Palavras-chave:

ensino de ciências, humor, síntese protéica

Resumo

Observa-se no ensino fundamental e médio que para as disciplinas de Ciências e Biologia há alta frequência de aulas expositivas com mínima participação dos alunos. A maioria dos alunos encara a área biológica na sala de aula como a que é cheia de termos difíceis, ciclos, tabelas a serem decoradas e por isso, consideramnas disciplinas pouco atraentes. Mas, como chamar a atenção e estimular os alunos despertando o seu interesse e participação? A utilização do humor propõe um recurso que auxilia na fixação de conceitos biológicos. Objetivou-se avaliar a influência do humor como recurso didático na construção de conceitos das atividades do núcleo celular e do processo de síntese protéica, assim como contribuir para propostas concretas de intervenção na realidade escolar. Para tanto, foi realizado levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em duas turmas de 3° ano do ensino médio, depois foram ministradas duas aulas com diferentes metodologias que abordaram o mesmo tema, a síntese protéica, e após a aula, aplicou-se questionário para avaliar a construção de conceitos dos alunos. A turma em que se abordou metodologia humorística obteve melhores resultados com relação a construção de conceitos realizados pelos alunos, sendo que a segunda turma com metodologia apenas expositiva obteve resultados qualitativa e quantitativamente inferiores. Na turma em que se utilizou a metodologia humorística, 95% dos alunos conseguiram aprender o conteúdo, e somente 35% dos alunos na turma com aula expositiva aprenderam o conteúdo. Assim considera-se importante a inovação por parte dos professores na aplicação de determinados conteúdos em sala de aula. Os dados permitem concluir que a simples mudança no material didático, utilizando recursos humorísticos, como vídeos, histórias em quadrinhos, charges os quais levem a discussão sobre o conteúdo, podem instigar positivamente a curiosidade e proporcionar a construção de conhecimento.

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

Soares, V., & Sabóia-Morais, S. . (2011). BIOLOGIA E ALEGRIA: O HUMOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA COMPREENSÃO DA ATIVIDADE CELULAR NA SÍNTESE PROTÉICA. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(13). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4044

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)