APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA ABORDAGEM DA CÉLULA ANIMAL E VEGETAL, UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Célula, aprendizagem, material didático, maquete, organelas celularesResumo
O Ensino de Ciências fundamenta-se na qualidade e desenvolvimento de uma postura científica e crítica pelos estudantes. Essa perspectiva é primordial, uma vez que o aluno tende a questionar argumentar levando-o a buscar respostas e conseqüentemente o aprendizado significativo. Sabe-se que o estudo das células está no currículo das escolas e tem servido como base para o entendimento do organismo como um todo. Nesse contexto os professores se deparam com limitações dos alunos no entendimento da caracterização de células animais e vegetais e principalmente de constituintes celulares como as organelas. O objetivo desse trabalho foi avaliar o uso de maquete da célula animal e vegetal no ensino fundamental da Escola Municipal Maria Raimunda Gomes do Nascimento, avaliando o desempenho dos alunos com o uso do material didático para o reconhecimento das organelas que distingue a célula animal da célula vegetal. O desenvolvimento do projeto justificou-se pela necessidade de melhorar a qualidade do ensino com aplicação de novas metodologias, com uso de materiais didáticos que facilitem a compreensão do conteúdo. Após realização da atividade proposta foram aplicados questionários para verificar o desempenho dos alunos. Entre os resultados obtidos, 78% dos educandos consideraram que o uso do material didático chamou mais atenção durante as aulas. Assim, ficou evidente a importância do modelo didático no ensino, pois os alunos puderam compreender as estruturas que pertencem a cada célula. Isto indica que a maquete como recurso didático despertou o interesse dos alunos, pois o tamanho, o uso das cores fortes e material diferenciado permitiram aos alunos participação ativa, pois desenvolveram com entusiasmo a atividade proposta. A partir dessa abordagem diferenciada os educandos puderam interagir e aprender de forma dinâmica e prazerosa.
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