APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA ABORDAGEM DA CÉLULA ANIMAL E VEGETAL, UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Keine Bastos
  • Joana Cristina Faria

Palavras-chave:

Célula, aprendizagem, material didático, maquete, organelas celulares

Resumo

O Ensino de Ciências fundamenta-se na qualidade e desenvolvimento de uma
postura científica e crítica pelos estudantes. Essa perspectiva é primordial, uma vez
que o aluno tende a questionar argumentar levando-o a buscar respostas e
conseqüentemente o aprendizado significativo. Sabe-se que o estudo das células
está no currículo das escolas e tem servido como base para o entendimento do
organismo como um todo. Nesse contexto os professores se deparam com
limitações dos alunos no entendimento da caracterização de células animais e
vegetais e principalmente de constituintes celulares como as organelas. O objetivo
desse trabalho foi avaliar o uso de maquete da célula animal e vegetal no ensino
fundamental da Escola Municipal Maria Raimunda Gomes do Nascimento, avaliando
o desempenho dos alunos com o uso do material didático para o reconhecimento
das organelas que distingue a célula animal da célula vegetal. O desenvolvimento do
projeto justificou-se pela necessidade de melhorar a qualidade do ensino com
aplicação de novas metodologias, com uso de materiais didáticos que facilitem a
compreensão do conteúdo. Após realização da atividade proposta foram aplicados
questionários para verificar o desempenho dos alunos. Entre os resultados obtidos,
78% dos educandos consideraram que o uso do material didático chamou mais
atenção durante as aulas. Assim, ficou evidente a importância do modelo didático no
ensino, pois os alunos puderam compreender as estruturas que pertencem a cada
célula. Isto indica que a maquete como recurso didático despertou o interesse dos
alunos, pois o tamanho, o uso das cores fortes e material diferenciado permitiram
aos alunos participação ativa, pois desenvolveram com entusiasmo a atividade
proposta. A partir dessa abordagem diferenciada os educandos puderam interagir e
aprender de forma dinâmica e prazerosa.

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

Bastos, K. ., & Faria, J. C. . (2011). APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA ABORDAGEM DA CÉLULA ANIMAL E VEGETAL, UM ESTUDO DE CASO . ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 7(13). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4037

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>