ANÁLISES DOS LIVROS DIDÁTICOS (SISTEMA NERVOSO) UTILIZADOS EM ESCOLA PÚBLICA DE TORIXORÉU-MATO GROSSO
Palavras-chave:
Livros didáticos, Sistema Nervoso, Ativação Neura, TirinhasResumo
O ensino e a aprendizagem são processos que dependem de muitos estímulos e de muito esforço por parte dos aprendentes e dos formadores para que se concretize. Há entre esses dois grupos de indivíduos o estabelecimento de relação de trocas de experiências e saberes. Há ainda que utilizarem um ponto de partida e de revisão para os dados que apresentam e discutem como o saber formal. Dentre esses instrumentos estão os livros didáticos e as criações a partir desse conhecimento que poderão ser feitas. Tais como uso de tirinhas e de personagens que sirvam como alerta para se interferir e se motivar o processo supracitado. Dessa maneira, a idéia da presente pesquisa ocorreu a partir da constatação de nomenclaturas de determinadas estruturas do Sistema Nervoso presentes no livro didático utilizado no ensino de Biologia na Escola Estadual Arthur da Costa e Silva da cidade de Torixoréu-MT, apresentarem discordância ao estabelecer uma análise comparativa. Portanto, devido às deficiências, o objetivo da presente pesquisa é avaliar os possíveis prejuízos que podem vir a gerar no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio (matutino) desta mesma Unidade de Ensino e simultaneamente promover conhecimento de como ocorre à ativação neural por meio de uma discussão dirigida. Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas e discussões de caráter comparativo entre cinco livros do 2º ano Ensino Médio de quatro autores distintos juntamente com os alunos envolvidos no projeto, e para análises e melhor compreensão, os resultados obtidos foram sintetizados por meio de questionários (escala de Likert) e atividade com metodologia diversificada (tirinhas). Por meio dessa análise foi averiguado que os termos em neurociência ainda não foram atualizados e a intervenção da pesquisa contribui para que os mesmos fossem revistos e melhor trabalhados a luz do conhecimento científico vigente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.