ANÁLISES DOS LIVROS DIDÁTICOS (SISTEMA NERVOSO) UTILIZADOS EM ESCOLA PÚBLICA DE TORIXORÉU-MATO GROSSO

Autores

  • Walinton Ferreira
  • José Oscar Morais
  • Simone Sabóia-Morais

Palavras-chave:

Livros didáticos, Sistema Nervoso, Ativação Neura, Tirinhas

Resumo

O ensino e a aprendizagem são processos que dependem de muitos estímulos e de muito esforço por parte dos aprendentes e dos formadores para que se concretize. Há entre esses dois grupos de indivíduos o estabelecimento de relação de trocas de experiências e saberes. Há ainda que utilizarem um ponto de partida e de revisão para os dados que apresentam e discutem como o saber formal. Dentre esses instrumentos estão os livros didáticos e as criações a partir desse conhecimento que poderão ser feitas. Tais como uso de tirinhas e de personagens que sirvam como alerta para se interferir e se motivar o processo supracitado. Dessa maneira, a idéia da presente pesquisa ocorreu a partir da constatação de nomenclaturas de determinadas estruturas do Sistema Nervoso presentes no livro didático utilizado no ensino de Biologia na Escola Estadual Arthur da Costa e Silva da cidade de Torixoréu-MT, apresentarem discordância ao estabelecer uma análise comparativa. Portanto, devido às deficiências, o objetivo da presente pesquisa é avaliar os possíveis prejuízos que podem vir a gerar no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 2º ano do Ensino Médio (matutino) desta mesma Unidade de Ensino e simultaneamente promover conhecimento de como ocorre à ativação neural por meio de uma discussão dirigida. Para realização deste trabalho foram realizadas pesquisas e discussões de caráter comparativo entre cinco livros do 2º ano Ensino Médio de quatro autores distintos juntamente com os alunos envolvidos no projeto, e para análises e melhor compreensão, os resultados obtidos foram sintetizados por meio de questionários (escala de Likert) e atividade com metodologia diversificada (tirinhas). Por meio dessa análise foi averiguado que os termos em neurociência ainda não foram atualizados e a intervenção da pesquisa contribui para que os mesmos fossem revistos e melhor trabalhados a luz do conhecimento científico vigente.

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

Ferreira, W. ., Morais, J. O. ., & Sabóia-Morais, S. . (2011). ANÁLISES DOS LIVROS DIDÁTICOS (SISTEMA NERVOSO) UTILIZADOS EM ESCOLA PÚBLICA DE TORIXORÉU-MATO GROSSO. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(13). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4036

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)