ANÁLISE DO ASSUNTO BIOLOGIA TECIDUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lôide Bossois
  • Joana Cristina Faria

Palavras-chave:

biologia, aprendizagem, tecidos, livro didático, PNLD

Resumo

O livro didático constitui um dos recursos mais tradicionais e é ainda o recurso mais utilizado pelos alunos e professores em sala de aula. Para muitos profissionais da educação o livro didático é considerado como um modelo padrão a ser seguido. Neste sentido o livro didático passa a modelar os alunos e professores. Com a crescente preocupação a respeito da qualidade do livro didático e a forma como os profissionais da educação tem utilizado o livro didático, em 1996, as obras inscritas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) passaram a ser avaliadas de forma bastante criteriosa em um processo de avaliação pedagógica. Neste processo os livros que apresentam erros conceituais e desatualização são excluídos do Guia do Livro Didático. Apesar dos significativos avanços, ainda existe um número considerável de professores, que não têm acesso a estes instrumentos de análise. Neste sentido o presente trabalho buscou contribuir para a qualidade do livro didático, elaborando critérios a serem utilizados por professores de ciências do ensino fundamental. A análise do estudo foi realizada com base nos livros indicados no Guia do Livro Didático de 2011. O tema analisado foi sobre a biologia tecidual em livros de ciências do 8°ano do ensino fundamental. Esta avaliação foi feita por meio de uma ficha de avaliação para verificar a qualidade dos livros. Foram encontradas algumas falhas nos livros avaliados, dentre elas, ausência de informações sobre os tecidos, falta de uma proposta interdisciplinar, legendas inadequadas em relação às ilustrações, imagens sem escala , vocabulário desatualizado e presença de erros conceituais. Isto indica a necessidade de aprimoramento nas pesquisas sobre o conteúdo tecido animal nos livros didáticos. Entende-se que os livros precisam atender as expectativas dos profissionais da educação que devem ter o compromisso mais sério no momento da análise do livro didático a ser utilizado nas escolas públicas.

Downloads

Publicado

2011-11-30

Como Citar

Bossois, L. ., & Faria, J. C. . (2011). ANÁLISE DO ASSUNTO BIOLOGIA TECIDUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 7(13). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/4033

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>