A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino Regular, Inclusão, Necessidades Educativas Especiais, Síndrome de DownResumo
A inclusão da criança com síndrome de Down (SD), na rede regular de ensino é de extrema importância, pois, não somente propicia sua interação com os demais, como possibilita a ampliação de sua aprendizagem. A motivação desta pesquisa se justifica em razão de ainda existirem crianças com SD que não vão à escola, porque a família sente receio de que a mesma não seja acolhida com equidade. Além disso, muitos pais acreditam que elas não consigam acompanhar o processo ensino aprendizagem junto aos “ditos normais”. O desenvolvimento motor das crianças com SD é mais lento, ou seja, demoram mais a andar do que os normais, sua linguagem também é afetada, mas nem por isso elas são impedidas de freqüentar o ensino regular. Assim, o objetivo deste estudo é discutir a inclusão do aluno Down, num sentido mais amplo, pensando na valorização do potencial contido em todo ser humano, seja ele com necessidades educativas especiais, ou não, uma vez que todos têm o mesmo direito junto à sociedade na qual está inserido, inclusive o de aprender. A Metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica que se apóia em obras literárias, artigos científicos e todo material disponível pertinente ao tema proposto. Uma característica que chamou a atenção, neste estudo, é a variação que existe na deficiência mental (DM) entre os indivíduos com SD, o que faz com que estes sejam únicos e, portanto, devem merecer atenção especial individualmente. Os resultados mostram ainda que estes indivíduos com SD têm o direito garantido por lei e deve frequentar o ensino regular, fazendo parte da equipe escolar com os demais membros, porém, tendo uma inclusão que ofereça cuidados especiais, atendimento educacional e especializado e o respeito às suas diferenças.
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