PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS APLICAÇÕES EM PROJETOS ESCOLARES

Autores

  • Flávio Roberto Chaddad

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Princípios Metodológicos, Pesquisa-Ação Participativa, Vivência Participativa Educativa Ambiental

Resumo

A educação ambiental hoje está se constituindo em um dos meios de gerar uma nova consciência nos seres humanos, conseqüentemente uma sociedade justa e sustentável. Um dos pontos principais em todo processo educativo ambiental é qual a metodologia que se deve utilizar. Muitas metodologias utilizadas têm caráter meramente instrucional, ou seja, só informam os participantes da problemática ambiental. Elas não fazem os participantes pensarem em suas realidades e, conseqüentemente, proporem, dentro de determinadas condições, ações para agirem nelas. Em contrapartida a este tipo de referencial metodológico há um outro que se inscreve em metodologias participantes. O objetivo deste texto é discutir os principais princípios metodológicos e suas aplicações em processos educativos ambientais críticos. Ao final do texto há um exemplo de vivência educativa ambiental baseada nestas metodologias.

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Publicado

2012-06-30

Como Citar

Chaddad, F. R. . (2012). PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS APLICAÇÕES EM PROJETOS ESCOLARES . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 8(14). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3997