O USO DO VÍDEO COMO FERRAMENTA DE ENSINO APLICADA EM BIOLOGIA CELULAR
Palavras-chave:
Vídeos, Animações, Tecnologias de Informação e comunicação, Biologia Celular, Ferramenta de ensinoResumo
Um dos objetivos da prática docente é a inserção das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem da Biologia, especialmente no estudo dos conteúdos de forma prática. Para isso, o uso do vídeo e animações torna-se um importante recurso como estratégia de ensino. Utilizando esse instrumento foi possível analisar a opinião de estudantes sobre o uso dessas ferramentas, se realmente os professores estão ensinando a seus alunos a forma correta de trabalhar esses recursos em sala de aula ou até mesmo fora dela de acordo com a proposta de trabalho dos autores sobre os vídeos da internet aplicados ao ensino desta disciplina. Este trabalho objetiva apresentar aos professores como utilizar vídeos e animações da internet nas aulas de Biologia Celular. Além disso, também visa motivar o professor para se adaptar às novas tecnologias e tirar o melhor proveito destas para facilitar a aprendizagem da criança e do adolescente, que nos dias de hoje usufrui com facilidade destes novos recursos, tanto em casa, quanto na escola ou em locais públicos. Este trabalho também apresenta sugestões de vídeos e animações que podem ser trabalhadas pelo professor como fonte de apoio ao ensino de Biologia Celular, principalmente no que se refere ao estudo da membrana plasmática celular, sites de outros professores que disponibilizam não só vídeos mas também fórum para a discussão de assuntos abordados na escola, o que reforça estudos já realizados, os quais afirmam que os vídeos e as animações podem contribuir significativamente para a mudança dos conceitos desses conteúdos vistos em sala de aula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.