INVENTÁRIO QUALI-QUANTITATIVO DE ESPÉCIES ARBÓREAS E ARBUSTIVAS EM PRAÇAS DO BAIRRO FLORESTA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG
Palavras-chave:
Arborização urbana, praças, diagnósticoResumo
Este trabalho teve como objetivo realizar um inventário quali-quantitativo das espécies de porte arbóreo e arbustivo presentes em duas praças do bairro Floresta na cidade de Belo Horizonte-MG. As variáveis avaliadas foram: espécie, altura total, diâmetro a altura do peito, fitossanidade e necessidade de poda. Foram identificados 120 indivíduos distribuídos em 48 espécies. O porte observado foi bastante variado, incluindo de pequenas arvoretas de 2,5 m de altura até árvores de altura superior a 20 m. A diversidade de espécies foi considerada boa. As dez espécies de maior freqüência representaram 53,0% da população, e a contribuição da espécie arbórea mais expressiva foi de 11,7%, indicando uma boa distribuição dos indivíduos por espécie. A fitossanidade das espécies se distribuiu da seguinte forma: 78,2% em bom estado, 20,0% em estado regular e 1,7% em estado ruim, não sendo encontrada nenhuma árvore morta. Quanto à necessidade de poda, 53,3% dos indivíduos inventariados não apresentaram nenhuma necessidade de intervenção; 21,7% apresentaram a necessidade de realização de poda para levantamento da copa; 13,3% poda de limpeza; 4,2% poda de formação; 0,8% necessidade de desbrota. De modo geral a população inventariada apresentou uma boa diversidade e uma moderada necessidade de intervenção de manejo, tanto em relação à fitossanidade quanto à necessidade da realização de podas de adequação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.