DISTRIBUIÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL DE PLECOPTERA EM UM CÓRREGO NO PARQUE ECOLÓGICO QUEDAS DO RIO BONITO, SUL DE MINAS GERAIS
Palavras-chave:
Gripopterygidae, Perlidae, invertebrados bentônicos, bioindicadoresResumo
Para se avaliar a integridade, ou saúde de um rio, a avaliação de diversidade de habitats é importante, pois esta tem uma forte relação com a biodiversidade aquática. As adaptações das espécies de Plecoptera a diferentes microhabitats, temperaturas e história de vida faz com que estes organismos tenham uma grande utilidade em estudos de avaliação de integridade de rios. Duas amostragens foram realizadas (estação chuvosa e estação seca) no Córrego Vilas Boas, no Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito em Lavras, Minas Gerais, em 15 pontos. Foram avaliadas: variáveis ambientais e o tipo de sedimento de fundo. Geralmente, na estação seca a abundância destes organismos é maior do que na estação chuvosa. Embora a pluviosidade da estação seca tenha sido consideravelmente menor, a diferença no número de imaturos de Plecoptera entre as estações variou pouco, fato que pode ser explicado pelo formato achatado do seu corpo (Perlidae) e fortes garras tarsais e pela escolha de microhabitats com correntezas menores, como locais com retenção de folhas (Gripopterygidae). Nas duas estações, Plecoptera foi restrito a pontos onde o sedimento era constituído de grandes rochas e mata ciliar bem preservada. Embora não tenham ocorrido diferenças na riqueza entre as duas estações, estes valores foram significativamente diferentes entre os pontos, verificando-se que nos de menores altitudes não ocorreram Plecoptera, o que se justifica possivelmente pela menor preservação destes pontos quando comparados aos demais. As ninfas de Plecoptera mostraram preferência por ambientes de maiores altitudes e mata ciliar bem preservada, localizados próximos a nascente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.