PRODUTIVIDADE E AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE EXPANSÃO DE MILHO PIPOCA CRIOULO EM CULTIVO ISOLADO E CONSORCIADO COM FEIJÃO-DEPORCO
Palavras-chave:
Zea mays L., cultivo orgânico, adubação verdeResumo
O resgate das variedades crioulas de milho pipoca e sua conservação são de fundamental importância para a manutenção da variabilidade da espécie. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade, a massa de grãos em volume padrão de 100 mL de grãos e a capacidade de expansão (CE) de uma variedade crioula de milho pipoca com 13 e 7% de umidade resgatada no Estado de Goiás. O experimento foi realizado em área experimental da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), Goiânia-GO. Utilizou-se o delineamento de blocos casualizados em esquema fatorial 2x5. O primeiro fator foi constituído por dois sistemas de cultivo: 1) monocultivo do milho e 2) consórcio de milho com feijão-de-porco. O segundo fator foi formado pela adubação de cobertura com quatro espécies de adubos verdes: milheto (Pennisetum glaucum), Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis, feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) e uma testemunha, que não recebeu adubação de cobertura. Os sistemas de cultivo afetaram as variáveis analisadas, com exceção da capacidade de expansão do milho com 13% de umidade. A variedade de milho pipoca crioulo utilizada neste experimento possui baixa CE (classe muito baixa) e baixa produtividade. Considerando os valores de CE obtidos neste trabalho, recomendamse novos ciclos de seleção para obtenção de uma variedade comercial desejável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.