LEVANTAMENTO DE DOENÇAS E AVALIAÇÃO DA INCIDÊNCIA E SEVERIDADE DA MANCHA BRANCA (CERCOSPORA CARIBAEA) EM MANDIOCAIS NA REGIÃO DO ALTO JURUÁ, ACRE
Palavras-chave:
Manihot esculenta, doenças e epidemiologiaResumo
A mandioca Manihot esculenta é considerada uma cultura importante pela facilidade de adaptação aos mais variados tipos de ambiente. Na Região do Alto do Juruá a cultura é praticada por agricultores familiares, os quais utilizam poucos insumos na produção. O presente trabalho teve como objetivo levantar e caracterizar as principais doenças associadas à cultura da mandioca, além de verificar a resistência à cercosporiose (mancha branca) sob infecção natural nas principais variedades cultivadas na região do Alto do Juruá, Acre. Os locais de estudos foram escolhidos mediante visitas a campo, selecionando-se três áreas por municípios: Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Nestas áreas foram realizadas avaliações mensais, identificando os sintomas característicos de doenças registrando por meio de fotografias e após realizou-se a coleta dos materiais sintomáticos e posterior isolamento e caracterização morfológica das colônias. Com relação à cercosporiose, o estudo teve como parâmetros a severidade e incidência da doença em três regiões distintas da planta: área basal, mediana e superior. De acordo com os resultados da pesquisa foi possível afirmar que na região do Juruá há predomínio de sintomas que caracterizam cercosporioses, causadas por Cercospora caribaea e C. henningsii para todos os estádios de desenvolvimento das plantas. Foram também observados sintomas de antracnoses - cancros em hastes, necrose de nervuras e folhas e seca de ponteiros causada por Colletotrichum gloeosporioides e podridão radicular causada por Phytophothora drechsleri. Com relação à resistência a cercosporiose, houve diferença significativa entre as variedades, destacou a variedade cumaru e branquinha como as mais resistentes, ao passo que a variedade amarelinha foi a mais suscetível.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.