EMBALAGEM A VÁCUO COMO ALTERNATIVA PARA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DE OVOS DE GALINHAS POEDEIRAS COMERCIALIZADOS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL, ACRE, BRASIL
Palavras-chave:
Índice de gema, unidade Haugh, albúmen, estocagemResumo
Um aspecto importante que auxilia a preservação da qualidade interna dos ovos é a sua refrigeração nos pontos de comercialização. No entanto, nas condições do mercado interno, 92% dos ovos são comercializados in natura e todo o processo de comercialização ocorre sem refrigeração. O trabalho objetivou verificar a eficiência da embalagem a vácuo como alternativa para manutenção da qualidade de ovos comercializados em temperatura ambiente. Foram utilizados 120 ovos frescos, colhidos de galinhas poedeiras comerciais da linhagem Isa Brown (com aproximadamente 40 semanas de idade) e distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado (DIC) em esquema fatorial 6x4 (seis modelos de conservação e quatro períodos de armazenamento), com cinco repetições (bandejas) de 5 ovos cada. Quanto à qualidade dos ovos, foram analisadas as seguintes características: unidade Haugh (UH), índice gema, pH de gema/clara e espessura de casca. Diante de todas as observações encontradas, a utilização de embalagem unicamente à vácuo como alternativa para manutenção da qualidade interna de ovos de poedeiras Isa Brown foi eficiente em todos os parâmetros avaliados, igualando-se significativamente com o sistema refrigerado até 28 dias de armazenamento, sendo uma alternativa interessante no contexto pós postura, especialmente relacionado a economia de energia elétrica e vida de prateleira do ovo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.