EFEITO DE ANA E BAP NO ALONGAMENTO IN VITRO DE Aechmea ramosa MARTIUS EX SCHULTES F. E Billbergia euphemiae E. MORREN (BROMELIACEAE)

Autores

  • Daniele Faria
  • Andreia Lima
  • Mariela Simão
  • Elias Werner
  • Taís Cristina Soares

Palavras-chave:

bromélias, conservação, propagação in vitro, reguladores de crescimento

Resumo

A exploração para fins ornamentais e a fragmentação da Floresta Atlântica contribuem para que muitas espécies da família Bromeliaceae se tornem vulneráveis à extinção, levando à adoção de medidas que assegurem a conservação ex situ de germoplasma vegetal. O cultivo in vitro de bromélias permite o estabelecimento de sistemas de micropropagação que podem auxiliar de forma significativa, na preservação e propagação destas espécies. Meios de cultura suplementados com ANA e BAP têm sido associados com respostas morfogenéticas na cultura in vitro de bromeliáceas. O objetivo deste trabalho foi testar o efeito de diferentes concentrações de ANA e BAP no desenvolvimento da parte aérea de A. ramosa e B. euphemiae. Plântulas pré-estabelecidas in vitro foram inoculadas em meio MS com 0, 1,5 e 4,5 µM de ANA, 0, 5 e 10 µM de BAP, 1,5µM ANA e 10 µM BAP e 4,5µM de ANA e 5µM BAP. Foram avaliados o tamanho da parte aérea após 30 e 60 dias de cultivo e o ganho médio alcançado pelas plântulas para esta variável. Os meio suplementados com ANA e BAP ou BAP sozinho não mostraram diferenças significativas para o alongamento in vitro de ambas espécies Para A. ramosa não houve diferenças estatísticas significativas aos 30 e 60 dias de cultivo, para o comprimento médio das plântulas nos diferentes tratamentos avaliados. Os melhores resultados para o incremento da parte aérea foram observados nos meios suplementados com 0; 1,5; e 4,5 µM ANA e 10 µM BAP. Para B. euphemiae, o comprimento médio das plântulas aos 60 dias de cultivo e ganho médio da parte aérea apresentaram valores estatisticamente significativos nos meios suplementados com 1,5 e 4,5 µM ANA. Assim, a suplementação do meio de cultura com ANA promoveu o alongamento in vitro de A. ramosa e B. euphemiae.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

Faria, D. ., Lima, A. ., Simão, M., Werner, E. ., & Soares, T. C. . (2012). EFEITO DE ANA E BAP NO ALONGAMENTO IN VITRO DE Aechmea ramosa MARTIUS EX SCHULTES F. E Billbergia euphemiae E. MORREN (BROMELIACEAE) . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 8(14). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3875