EFEITO ALELOPÁTICO DE Pteridium aquilinum (L.) Kuhn. SOBRE GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE RÚCULA (Eruca sativa L.)
Palavras-chave:
Alelopatia, Eruca sativa, fitoxidade, germinação, inibição, Pteridium aquilinum (L.) KuhnResumo
Avaliou-se os efeitos alelopáticos de extratos alcoólicos de pluma (Pteridium aquilinum (L.) Kuhn), na germinação e desenvolvimento inicial das plântulas de rúcula (Eruca sativa L.). As pesquisas foram realizadas na Universidade Federal do Acre (UFAC), Campus Floresta, Cruzeiro do Sul - AC. As espécies testadas foram secas ao sol e colocadas em estufa à 40ºC até atingirem peso constante. Preparouse soluções com álcool etílico hidratado 92%, nas concentrações 0, 1%, 2%, 3%, 4% e 5% (p/v). Verificaram-se os parâmetros condutividade (mV), pH e temperatura (ºC). Foram obtidos o comprimento de hipocótilo e radícula, a porcentagem de germinação (PG), o tempo médio de germinação (TMG) e o índice de velocidade de germinação (IVG). Observaram-se efeitos alelopáticos inibitórios na germinação de sementes de rúcula, sendo que em doses mais concentradas os extratos inibiram totalmente a germinação. A pluma também inibiu significativamente o desenvolvimento de hipocótilo e radícula.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.