DIAGNÓSTICO DA DEMANDA DE BIOMASSA FLORESTAL E ESTIMATIVA DA NECESSIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE POVOAMENTOS FLORESTAIS EM COOPERATIVAS DA REGIÃO DO VALE DO RIO GAVIÃO, SUDOESTE DA BAHIA
Palavras-chave:
plantações florestais, suprimento de lenhaResumo
O objetivo deste trabalho foi estimar a demanda de lenha como fonte de energia para a Rede de Cooperativas da Região do Vale do Rio Gavião e propor o suprimento desta demanda através da implantação de plantações florestais. A partir dos dados de demanda de lenha das associações de cada cooperativa pode-se verificar que COODECANA, COOPERMAN, COODELEITE e COOPMEL apresentam, respectivamente, demandas de 1.130, 2.760, 540 e 0 m3 de madeira. Tendo em vista a produção de madeira verificada na região do Vale do Rio Gavião (cerca de 140 m3ha-1), a demanda de lenha por cooperativa, indica a necessidade de plantios florestais de 40,4, 98,6 e 19,3 ha para suprir as demandas da COODECANA, COOPERMAN e COODELEITE, respectivamente. Além do benefício direto de gerar biomassa para o suprimento da demanda, o estabelecimento de plantações florestas possibilitará a geração de mais uma alternativa de trabalho e renda para o produtor, o uso racional dos recursos florestais e a adequação ambiental das propriedades rurais pertencentes às cooperativas e cooperados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.