DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE CAFEEIRO Coffea arabica L SOB DIFERENTES COMPOSIÇÕES DE SUBSTRATOS
Palavras-chave:
cloreto e sulfato de potássio, superfosfato simples, fosfato natural, resíduos orgânicos, manejo, função discriminante de FisherResumo
Sendo o cafeeiro uma cultura perene, a implantação dessa lavoura deve ser bem planejada e para isso é indispensável começá-la com mudas de qualidade. Tendo em vista que o desenvolvimento das mudas provém primeiramente do substrato, estudos que busquem a obtenção de uma formulação de substratos que melhor atenda as necessidades das plantas são necessários. Neste aspecto, este trabalho objetivou avaliar o desenvolvimento de mudas de cafeeiro sob sistemas de manejo convencional e orgânico com diferentes composições de substratos. No ensaio adotou-se o delineamento em blocos casualizados, com três repetições e 24 tratamentos; em esquema fatorial 3X2X4, no qual foram testados respectivamente três cultivares: Catuaí Vermelho IAC-44, Catucaí Amarelo 2SL e Mundo Novo IAC 379-19; dois manejos: convencional e orgânico representados respectivamente pelo uso de superfosfato simples e cloreto de potássio e pelo o uso de fosfato natural e sulfato de potássio e três fontes de adubos orgânicos: aviário, bovino, húmus e testemunha que não recebeu a adição de nenhuma fonte de adubo orgânico. As cultivares estudadas são influenciadas pela composição do substrato associada ao sistema de manejo. O manejo convencional é superior ao orgânico quando aplicados métodos multivariados de avaliação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.