CITRICULTURA EM SANTANA DO MUNDAÚ – AL: MANEJO AGRÍCOLA DA LARANJA LIMA Citrus sinensis (L.) Osbeck E OS DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE DA CULTURA
Palavras-chave:
Alagoas, Laranja Lima, Tratos CulturaisResumo
O Estado de Alagoas vem se destacando no cenário nacional com o cultivo peculiar de laranja Lima, Citrus sinensis (L.) Osbeck. O parque citrícola alagoano está concentrado no polo “Vale do Mundaú” atualmente abrangendo cinco municípios, sendo Santana do Mundaú o município responsável por cerca de 90% da produção estadual. Todavia os cultivos tem apresentado baixa produtividade em decorrência do manejo agrícola extrativista. Para tanto, configuram como objetivo deste trabalho apresentar e discutir o manejo agrícola tradicionalmente realizado nos pomares de laranja lima e suas implicações para a sustentabilidade da cultura no município de Santana do Mundaú. A metodologia constou de pesquisa exploratória e qualitativa a Secretária Municipal de Agricultura e a órgãos estaduais do setor agrícola. Posteriormente, foi realizada entrevista com o presidente da Cooperativa de Produtores de Laranja Lima do município. Paralelamente foram realizadas visitas em campo a propriedades produtoras de laranja. Os dados obtidos permitiram concluir que apesar do interesse em aperfeiçoar o sistema para a comercialização e beneficiamento da fruta o atual manejo agrícola utilizado pelos citricultores, coloca em risco a sustentabilidade dos pomares de laranja lima, haja vista a não adoção de critérios básicos de manejo tais como análises de solo, controle de pragas e doenças e utilização de mudas certificadas, o que reflete um descuido e desatenção a este importante agronegócio, considerando sua importância social e econômica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.