ACÚMULO DE MASSA DE FORRAGEM E PARÂMETROS NUTRICIONAIS DO AMENDOIM FORRAGEIRO E TIFTON 85 EM CULTIVO SINGULAR OU CONSÓRCIO SUBMETIDO OU NÃO À ADUBAÇÃO MINERAL(I)
Palavras-chave:
Arachis pintoi, Cynodon spp, estabelecimento, qualidade de forragemResumo
Os consórcios entre leguminosas e gramíneas são importante ferramenta para se elevar a produção e qualidade das pastagens, em comparação com os cultivos isolados. Assim, esse estudo teve como objetivo avaliar produção e qualidade do amendoim forrageiro (Arachis pintoi) e Tifton85 (Cynodon spp. cv. Tifton 85) e seus consórcios, com ou sem adubação no estabelecimento dos cultivos, como alternativas forrageiras. O experimento foi implantado em agosto de 2006, conduzido em delineamento de blocos ao acaso com quatro repetições e os tratamentos consistiram em AFAD = amendoim forrageiro adubado; TIAD = Tifton 85 adubado; AF+TIAD = amendoim forrageiro + Tifton 85 adubado; AF = amendoim forrageiro; TI = Tifton 85; AF+TI = amendoim forrageiro + Tifton 85. Para os tratamentos adubados, realizou-se a aplicação superficial de 80 kg ha-1 de P2O5 e 90 kg ha-1 de K2O, e as parcelas de Tifton 85 ainda receberam 100 kg ha-1 de N, dividido em duas aplicações. As avaliações foram realizadas 150, 180 e 210 dias após o plantio (DAP). Foram avaliados o acúmulo de matéria seca (MS), os teores de proteína bruta (PB), fibras detergente neutro (FDN) e ácido (FDA). TIAD e AFTIAD apresentaram os maiores valores de MS acumulados nos dois primeiros períodos de avaliação. AF, independente da adubação, apresentou os maiores valores no último período. Quanto à qualidade da forragem, os maiores teores de proteína bruta foram obtidos no amendoim forrageiro, seguidos pelo consórcio amendoim forrageiro e Tifton 85, sendo menores para Tifton 85. Os teores de FDA e a FDN apresentaram comportamento semelhante a PB, com menores teores para os tratamentos que incluíam o amendoim forrageiro. O amendoim forrageiro melhorou a qualidade do consórcio com Tifton 85, justificando o seu uso como banco de proteína.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.