UM ESTUDO SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO: APLICAÇÃO PARCIAL DO SISTEMA CONTÁBIL GERENCIAL AMBIENTAL - GERAÇÃO 2

Autores

  • Priscilla Neves
  • Elisete Pfitscher
  • Vivian Uhlmann

Palavras-chave:

Sustentabilidade Ambiental, Instituição de ensino, SICOGEA, Gestão Ambiental, Contabilidade Ambiental

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o grau de sustentabilidade de um IFC – Instituto
Federal Catarinense, por meio do método SICOGEA (Sistema Contábil Gerencial
Ambiental) – Geração 2, bem como propor medidas para minimizar possíveis danos
causados pelo processo de prestação de serviço da instituição. A metodologia quanto
aos objetivos caracteriza-se como exploratório-descritiva. No que se refere aos
procedimentos técnicos, trata-se de estudo de caso e pesquisa documental. E ainda
quanto à abordagem do problema trata-se de pesquisa quali-quantitativa. Concluiu-se
que o índice geral de sustentabilidade ambiental da instituição foi de 44,64%,
considerado como regular, atendendo somente a legislação. Foi constatado que o
grupo-chave que obteve o melhor índice de sustentabilidade ambiental foi o de
Prestação de Serviço - Atendimento ao Acadêmico, o qual obteve um índice de 55,7%,
classificado como regular. Em contrapartida, o menor índice de sustentabilidade reside
no grupo-chave Responsabilidade Social na Instituição, o qual aparece com 37,1%,
tendo um desempenho classificado como fraco. Um dos aspectos que contribuiu para o
fraco desempenho foi o fato da instituição, apesar de haver uma considerável geração
de resíduos, não possuir tratamento nem reaproveitamento do lixo gerado. Vale
destacar também que a instituição não possui um sistema de reaproveitamento de
água.

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Neves, P. ., Pfitscher, E. ., & Uhlmann, V. . (2012). UM ESTUDO SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO: APLICAÇÃO PARCIAL DO SISTEMA CONTÁBIL GERENCIAL AMBIENTAL - GERAÇÃO 2. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3818

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