REFLEXÕES SOBRE AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL NO MODO DE PENSAR EVOLUÇÃO NA CIDADE DE ITAPETINGA – BA

Autores

  • Alisson Souza
  • Elisa Susilene Santos
  • Obertal Almeida
  • Carlos Cerqueira-Silva

Palavras-chave:

Ciências Biológicas, Biologia Evolutiva, origem da vida

Resumo

A biologia evolutiva é considerada uma disciplina unificadora das ciências biológicas.
Entretanto, por apresentar ideias associadas a origem da vida e a evolução dos
organismos vivos, trata-se também de uma disciplina polêmica, sendo discutida
tanto no contexto da educação formal (níveis e perfis de escolaridade), quanto
informal (influência familiar, religiosa, entre outras). Neste sentido, por ser entendida
por uma diversidade de pensamentos de fundo ideológico e epistemológico, a
biologia evolutiva gera muitos questionamentos. Assim, objetivou-se caracterizar a
influência associada a aspectos oriundos da educação formal e informal na
construção do pensamento evolutivo. Para tanto foi utilizado um questionário
contendo afirmativas sobre a origem e evolução das espécies, que foram julgadas
pelos pesquisados conforme escala de Likert, sendo os questionários transformados
em dados binários, com base em acertos e erros para as respostas de cada
questão. Os resultados alcançados podem contribuir para a formação de
profissionais da educação mais autônomos para o desenvolvimento de estratégias
metodológicas que permitam ao menos mitigar estes embates relacionados com o
modo de pensar evolução.

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Souza, A. ., Santos, E. S., Almeida, O. ., & Cerqueira-Silva, C. . (2012). REFLEXÕES SOBRE AS INFLUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FORMAL E INFORMAL NO MODO DE PENSAR EVOLUÇÃO NA CIDADE DE ITAPETINGA – BA . ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3784

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