“QUIZ” DA MEMBRANA PLASMÁTICA – CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO

Autores

  • Luciana Silva
  • Joana Cristina Faria

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Membranas celulares, jogos computacionais, interativa

Resumo

O uso de metodologias diversificadas pode ser uma alternativa viável para a
promoção de melhorias no ensino de Biologia Celular. O conteúdo de “Membrana
Plasmática” foi trabalhado a fim de proporcionar ao aluno um aprendizado
significativo, considerando as contribuições do jogo computacional para o ensino.
Para tal metodologia foi elaborado O “QUIZ” DA MEMBRANA PLASMÁTICA e
explorado no laboratório de informática. Essa atividade proposta foi aplicada e
avaliada em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual
Professor José Paschoal da Silva, localizado em Silvânia-GO, por meio de
questionários. A turma “C”, que participou do Quiz sem a associação com a aula
expositiva, teve menor desempenho entre as três turmas. Com relação à turma “D”,
que participou apenas da aula expositiva antes da avaliação final, apresentou
rendimento mediano. Já a turma “E”, que participou de ambas as atividades
propostas, teve um desempenho melhor em relação às anteriores e médio de 63%
de acertos. Pelos resultados entende-se que o jogo computacional pode ser um
importante recurso de aprendizagem, desde que associado a outras formas de
metodologias planejadas pelo professor, por exemplo, as aulas expositivas.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Silva, L. ., & Faria, J. C. (2012). “QUIZ” DA MEMBRANA PLASMÁTICA – CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO . ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3783

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>