“QUIZ” DA MEMBRANA PLASMÁTICA – CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO
Palavras-chave:
Ensino de Biologia, Membranas celulares, jogos computacionais, interativaResumo
O uso de metodologias diversificadas pode ser uma alternativa viável para a promoção de melhorias no ensino de Biologia Celular. O conteúdo de “Membrana Plasmática” foi trabalhado a fim de proporcionar ao aluno um aprendizado significativo, considerando as contribuições do jogo computacional para o ensino. Para tal metodologia foi elaborado O “QUIZ” DA MEMBRANA PLASMÁTICA e explorado no laboratório de informática. Essa atividade proposta foi aplicada e avaliada em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor José Paschoal da Silva, localizado em Silvânia-GO, por meio de questionários. A turma “C”, que participou do Quiz sem a associação com a aula expositiva, teve menor desempenho entre as três turmas. Com relação à turma “D”, que participou apenas da aula expositiva antes da avaliação final, apresentou rendimento mediano. Já a turma “E”, que participou de ambas as atividades propostas, teve um desempenho melhor em relação às anteriores e médio de 63% de acertos. Pelos resultados entende-se que o jogo computacional pode ser um importante recurso de aprendizagem, desde que associado a outras formas de metodologias planejadas pelo professor, por exemplo, as aulas expositivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.