PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE BAIANA A RESPEITO DA BIOTECNOLOGIA

Autores

  • Mel Loureiro
  • Elisa Santos
  • Juliane Amorim
  • Carlos Cerqueira-Silva

Palavras-chave:

Biossegurança, Ciências Biológicas, Ensino, Tecnologia

Resumo

O trabalho foi realizado a partir de dados coletados mediante uso de questionário
(abrangendo conceitos básicos e polêmicas relacionadas a biotecnologia) aplicado
entre agosto e dezembro de 2011. A população amostral foi composta por acadêmicos
de 10 cursos de graduação da ‘UESB’ e por alunos de quatro escolas de ensino médio
do município de Itapetinga, Bahia. Os dados foram analisados mediante estatística
descritiva, uni- e multivariada. Os discentes conseguiram se posicionar em relação as
discussões que permeiam a biotecnologia, mas os resultados revelam que os mesmos
desconhecem princípios básicos. Foi observado um ganho no conhecimento dos
graduandos que possuem contato com disciplinas associadas à biotecnologia em
relação aos demais graduandos. Também ficou evidente que conteúdos do ensino
médio são por vezes esquecidos, visto que parte dos universitários apresentaram
desempenho inferior à média dos estudantes do ensino médio. Entende-se existir
carência na concepção dos estudantes a respeito da biotecnologia.

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Loureiro, M. ., Santos, E. ., Amorim, J. ., & Cerqueira-Silva, C. . (2012). PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E ACADÊMICOS DE UMA UNIVERSIDADE BAIANA A RESPEITO DA BIOTECNOLOGIA. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3782

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