O DESPERTAR DE VALORES ECOLÓGICOS NAS ESCOLAS: CONHECER E PRESERVAR O CERRADO POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO

Autores

  • Gleyce Meireles
  • Climbiê Hall

Palavras-chave:

educação ambiental, consciência ecológica, Bioma Cerrado, ferramenta pedagógica, APA da Cafuringa

Resumo

O objetivo do presente estudo foi examinar as ideias que um grupo de alunos
tem a respeito do Bioma Cerrado e compará-las com as que passaram a expressar
após um trabalho de campo. Em março de 2011, 15 alunos da 1ª série do Ensino
Médio de uma escola de Vicente Pires-DF responderam a um questionário sobre o
Bioma Cerrado. Cerca de dez dias depois, os alunos foram levados para uma trilha
na reserva ecológica particular da Chapada Imperial, localizada na APA da
Cafuringa. Três dias após a visita, foi aplicado novamente o questionário para
análise da percepção dos alunos sobre o Cerrado após o trabalho de campo. Todos
os alunos afirmaram que já haviam ouvido falar do Cerrado na escola, apesar disso
as respostas no primeiro questionário foram sempre vagas e pobres, sendo que
apenas quatro alunos identificaram o Cerrado como um dos biomas brasileiros. A
melhoria das respostas do questionário aplicado após o trabalho de campo, somada
a observação do comportamento e interesse dos alunos durante a visita a APA da
Cafuringa, aponta para o sucesso do uso de visitas de campo como ferramenta de
ensino-aprendizado, especialmente em Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Meireles, G. ., & Hall, C. . (2012). O DESPERTAR DE VALORES ECOLÓGICOS NAS ESCOLAS: CONHECER E PRESERVAR O CERRADO POR MEIO DA PESQUISA DE CAMPO . ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3779