NEUROGAME – SACUDINDO OS NEURÔNIOS: PROPOSTA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Vanessa Rafaela Leite
  • Adriana Antunes
  • Joana Cristina Faria

Palavras-chave:

jogos didáticos, construção conhecimento, lúdico

Resumo

A inserção de novas mídias educativas tem aumentado e destacam-se metodologias
que utilizam computadores e softwares. Jogos computacionais são usados como
estratégias metodológicas e apoiam-se no lúdico para gerar motivação, reflexão e
autonomia, proporcionando o desenvolvimento cognitivo do estudante. A presente
pesquisa avaliou através da utilização do jogo didático no formato de Quiz a
construção dos conhecimentos de sistema nervoso e drogas psicotrópicas. O
público foram 60 estudantes do 8° ano do Ensino Fun damental de uma escola
pública de Goiânia, os resultados foram analisados qualitativamente e
quantitativamente através do questionário aplicado após o jogo. Observações in
loco e registros escritos, 94% dos estudantes relataram que o jogo facilitou o
aprendizado do conteúdo e responderam as dez questões do questionário. Esses
dados sugerem que os jogos didáticos são ferramentas importantes na construção
do conhecimento e transposição didática, e o papel do professor como mediador é
significativo na consolidação da prática educativa.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Leite, V. R. ., Antunes, A. ., & Faria, J. C. . (2012). NEUROGAME – SACUDINDO OS NEURÔNIOS: PROPOSTA PEDAGÓGICA LÚDICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3777

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>