MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MARIANO DA SILVA NETO, EM FRANCISCO SANTOS-PI

Autores

  • Miguel Antônio Rodrigues
  • Francisco Nunes Júnior
  • Fábio Diniz
  • Tiago Claudino
  • Andressa Hemille Sousa

Palavras-chave:

Motivação, Desenvolvimento, Coletivo, Social

Resumo

Este trabalho versa sobre a contribuição da motivação e sua importância para o
desenvolvimento de um trabalho coletivo. Por meio dela, o homem sente-se ator no
ambiente de trabalho em que está inserido. No tratamento quantitativo, o homem já
dispõe de muitas ferramentas que o auxiliam na tomada de decisões ou em
atividades mais corriqueiras de uma organização/instituição. Nesse sentido, a parte
qualitativa é fator diferencial que se deve priorizar para se obter sucesso. Esse
estudo teve como objetivo analisar como se dá o processo de trabalho dos
professores na Unidade Escolar Professor Mariano da Silva Neto, em Francisco
Santos-PI, no que se refere a fatores motivacionais, qual a relação com os gestores,
o nível de satisfação com a profissão, bem como a importância dada pelos docentes
ao relacionamento com o quadro discente. Para tanto, foi realizado um questionário
contendo cinco questões fechadas e aplicados aos 40 professores da Instituição.
Nos resultados, pôde-se observar o quanto os fatores subjetivos são importantes na
motivação do trabalho docente, pois muitos valorizam tanto as relações formais
quanto as informais que se estabelecem na organização. Concluiu-se que a maioria
dos professores consideram-se relativamente motivados no trabalho, sendo que o
fator que mais desmotiva é a política pública praticada na escola.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Rodrigues, M. A. ., Nunes Júnior, F. ., Diniz, F. ., Claudino, T. ., & Sousa, A. H. . (2012). MOTIVAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MARIANO DA SILVA NETO, EM FRANCISCO SANTOS-PI. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3776