CONCEPÇÕES SOBRE QUÍMICA E ENSINO DE QUÍMICA DE DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ORIZONA (GOIÁS)

Autores

  • José Henrique Faleiro
  • Randys Gonçalves
  • Denys Costa
  • Mara Núbia Santos
  • Leandro Máximo

Palavras-chave:

Ensino de Química, alunos, prática educacional, metodologia de ensino

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar as concepções de discentes acerca da Química e o
seu ensino em uma escola pública de Orizona - Goiás. Para isto, foi realizada uma
pesquisa qualitativa com aplicação de um questionário reflexivo. Participaram deste
estudo, 118 alunos do ensino médio, sendo que 57,6% eram do sexo feminino. Em
relação à Química, apenas 29,6% dos alunos aparentam uma concepção que se
aproxima do conhecimento científico. Em relação ao estudo da Química, 74,5% dos
alunos afirmaram gostar de estudar Química e 69,4% possuem dificuldades em
aprendê-la. Em adição, 95% dos alunos acreditam que o conhecimento de Química
é importante para a compreensão dos fenômenos e dos avanços científicos e
tecnológicos da sociedade. Em relação aos fatores que interferem negativamente no
processo de ensino-aprendizagem de Química, a falta de laboratório e a indisciplina
dos alunos foram os mais mencionados. Na concepção dos aprendizes, para
despertar o interesse pela matéria, os docentes deveriam realizar atividades práticas
e experimentais e mostrar a importância da Química no seu cotidiano. Os resultados
obtidos reforçam a necessidade de atividades inovadoras no ensino de Química.

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Publicado

2012-11-30

Como Citar

Faleiro, J. H. ., Gonçalves, R. ., Costa, D. ., Santos, M. N. ., & Máximo, L. (2012). CONCEPÇÕES SOBRE QUÍMICA E ENSINO DE QUÍMICA DE DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ORIZONA (GOIÁS) . ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 8(15). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/3770