PROPOSIÇÃO DE SISTEMA DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Thuany Renata Silva
  • Márcia Shoji
  • Edneia Aparecida Paccola
  • Natália Yamaguchi

Palavras-chave:

Água da chuva, Captação pluvial, Sustentabilidade

Resumo

Os sistemas de captação da água pluvial são tecnologias que têm ganhando espaço nos dias atuais, pois além de buscar o desenvolvimento sustentável, podem ainda trazer contribuição econômica. O armazenamento da água pluvial pode ter várias finalidades tanto potáveis como não potáveis. O estado do Paraná tem uma alta intensidade pluviométrica, e essa condição torna favorável o seu reuso. O objetivo desta pesquisa foi estudar uma alternativa sustentável e economicamente viável para poupar o uso da água do poço tubular para fins não potáveis em um prédio de uma instituição de ensino com um projeto de sistema de aproveitamento de água pluvial. A metodologia adotada verificou a frequência do uso de água na limpeza e jardinagem do local estudado, o dimensionamento do reservatório e a estimativa de custo. Concluiu-se que 65 m³ necessários para o armazenamento de águas pluvial sendo o suficiente para suprir os 85 m³ requeridos para usos não potáveis no prédio estudado, com um investimento estimado de R$ 38 mil para a implantação do sistema. O sistema apresentou-se viável, pois a proposta visa à preservação do meio ambiente, visto a possível modificação do aquífero, já que aproximadamente 10% são utilizados para fins não potáveis. Dessa forma a água excedente do poço poderia ser utilizada conforme a necessidade do crescimento gradativo de alunos para fins potáveis.

Downloads

Publicado

2019-06-30

Como Citar

Silva, T. R. ., Shoji, M. ., Paccola, E. A. ., & Yamaguchi, N. (2019). PROPOSIÇÃO DE SISTEMA DE CAPTAÇÃO, ARMAZENAMENTO E APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO. ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 16(29). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/361

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)