A DINÂMICA DE SEDIMENTOS NO RIO PARAGUAI (CÁCERES – MT) A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS PESCADORES PROFISSIONAIS: SUBSÍDIO PARA A GESTÃO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
transporte sedimentar, erosão das margens, canal fluvial, usuáriosResumo
As mudanças dos canais fluviais estão associadas aos processos naturais de erosão e transporte sedimentar. Entretanto, essa dinâmica característica dos corpos d’água pode ser acelerada pelas atividades humanas, gerando, nestes casos, diversos problemas ambientais, econômicos e sociais. O rio Paraguai em Cáceres - MT é utilizado pela população local para os mais variados fins, quais sejam: navegação, abastecimento público, lazer e pesca. Como outros canais fluviais, este rio sofre transformações físicas, cujas causas e conseqüências têm efeitos diretos ou indiretos sobre a vida de seus usuários. Nesta perspectiva, este estudo objetivou investigar a percepção de pescadores profissionais de Cáceres - MT sobre os aspectos que envolvem o transporte e a deposição de sedimentos no rio Paraguai, e sua possível relação com as atividades antrópicas. Foram entrevistados 30 pescadores, cadastrados e identificados junto à Colônia Z-2. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o roteiro semi-estruturado. Os dados obtidos apontam que os entrevistados possuem amplo conhecimento sobre a dinâmica de sedimentos do rio Paraguai, sendo capazes de diferenciar as mudanças naturais, daquelas provocadas pelas interferências humanas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.