ANÁLISE DO DIMENSIONAMENTO DE RESERVATÓRIOS DE APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS COM DEMANDA VARIÁVEL E DEMANDA CONSTANTE
Palavras-chave:
água de chuva, gestão de águas urbanas, recursos hídricosResumo
A demanda para a problemática do uso inadequado de água tem sido maior a cada dia, o que sugere procura por alternativas de redução ou otimização pelo seu uso. Este trabalho visa analisar o dimensionamento de reservatórios de aproveitamento de águas pluviais em instituição de ensino, com base na demanda variável e demanda constante. O aproveitamento surge como uma técnica adequada, devido a sua facilidade de execução, eficiência econômica e ambiental, evitando o desperdício e o uso inadequado de água tratada, além de propor redução do custo na distribuição da água. Foram utilizadas metodologias convencionais de dimensionamento de reservatórios propostas pela NBR 15527:2007, comparativamente a partir de demanda constante e demanda variável. As áreas de cobertura estão distribuídas por setores ou ambientes internos pertencentes à Fundação São João Batista, em Aracruz-ES, sendo: Centro Educacional de Aracruz (CEA), Faculdade de Aracruz (Faacz) e Áreas Administrativas. Os resultados apontam consumo interno na instituição que estimam altos valores de armazenamento, extrapolando áreas disponíveis, com custos significativos. Recomenda-se aplicar o estudo considerando novas alternativas de reserva, sobretudo na revisão do cálculo da metodologia convencional devido resultados excessivos de armazenamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.