PLANTAS UTILIZADAS COMO MEDICINAIS EM UMA COMUNIDADE DO SEMIÁRIDO BAIANO: SABERES TRADICIONAIS E A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
Caatinga, conhecimento popular, etnobotânica, educação ambientalResumo
O presente estudo objetivou inventariar as plantas utilizadas como medicinais em uma comunidade urbana do semiárido da Bahia, investigando os seus usos e aplicações. Foram entrevistados 70 informantes os quais citaram as espécies usadas como medicamento, partes da planta, forma de preparo e as doenças para as quais são prescritos. Oitenta e cinco espécies diferentes foram citadas, sendo 65,9% nativas e 34,1% exóticas. As plantas indicadas eram em maioria pertencente à família Fabaceae. As folhas foram a parte da planta mais utilizada e os chás o modo de preparo de maior administração. As doenças do aparelho respiratório foram as mais tratadas com plantas medicinais. Compreender o uso de plantas com fins medicinais por comunidades pode contribuir com estudos farmacológicos, bem como para a preservação da cultura e do meio ambiental através da educação e valorização dos saberes tradicionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.