EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, MERCADO E FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

Autores

  • Fábio Oliveira

Palavras-chave:

Instrução, influências, preparação, sociedades

Resumo

A Educação é o processo de assimilação, construção e a disseminação do
conhecimento desde as sociedades tribais até às mais avançadas civilizações
humanas. Como forma de transcender a cultura e despertar a criação, o homem
vem se organizando através da prática educativa desde tempos bastante remotos.
Nos processos históricos, as práticas e os conteúdos desenvolvidos e incorporados
fizeram parte de diversos tipos de civilizações, desde as mais primárias às mais
complexas, criando um universo de concepções. Herdamos da civilização grega as
raízes do nosso modelo de educação e como responsável pelo seu desenvolvimento
e o buscando em função da compreensão global do espaço humano, historicamente
houveram exemplos de superação, mas houveram também exemplos de limitação e
dentro do contexto de definição de um modelo eficiente se pensou metodologias e
modos de se chegar a um consenso de qual a melhor educação. Como modelo
capacitante para os indivíduos no estímulo à produtividade, a expansão do ensino se
deu globalmente e os propósitos e objetivos foram direcionados por políticas de
concentração, sob a evolução tecnológica, se deu a fragmentação do conhecimento
e a educação para a vida se transformou em mera preparação para o mercado com
metodologias desconexas ao desenvolvimento integral.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Oliveira , F. . (2014). EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL, MERCADO E FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO . ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 10(18). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2944

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)