DA ESCOLA E DEMOCRACIA DE DEMERVAL SAVIANI À EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA DE VITOR PARO: QUESTÕES SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO DA ANTIGUIDADE ATÉ CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Camila Álvares
  • Veralúcia Pinheiro

Palavras-chave:

Democracia, Escola, Educação, marginalizados Neoliberalismo

Resumo

Neste artigo discute-se a função da escola e da educação a partir dos fundamentos
que constituem o pensamento na obra de Demerval Saviani e Vitor Paro. Em Escola
e Democracia SAVIANI (1999) a questão da marginalidade. Em Educação para a
Democracia PARO (2001) reflete a relação de poder entre dominantes e
dominados. Sobre a antiguidade, as análises estão fundamentadas principalmente
em PONCE (1986), o qual aponta que a desigualdade econômica gera a
desigualdade na educação, uma vez que o conhecimento passa a ser fonte de
dominação. Na contemporaneidade, discute-se a função da escola e da educação
consolidadas em sintonia com o modelo neoliberal.

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Publicado

2014-07-01

Como Citar

Álvares, C., & Pinheiro, V. . (2014). DA ESCOLA E DEMOCRACIA DE DEMERVAL SAVIANI À EDUCAÇÃO PARA A DEMOCRACIA DE VITOR PARO: QUESTÕES SOBRE A FUNÇÃO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO DA ANTIGUIDADE ATÉ CONTEMPORANEIDADE . ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 10(18). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2943

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