CIRCUITO FLORÍSTICO: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

Autores

  • Dayana Abdalla
  • Moemy Moraes

Palavras-chave:

Contextualização, Ensino de Botânica, Ensino médio, Jogos educativos

Resumo

Os conteúdos de Botânica no Ensino de Biologia vêm sendo trabalhados de maneira
descritiva, seguindo o modelo convencional de ensino, desvinculados da realidade
escolar e da comunidade. Um dos agravantes é a dificuldade dos professores em
desenvolver atividades práticas que despertem a curiosidade do aluno, estimulem a
observação e que demonstrem a importância do conhecimento no seu dia a dia.
Assim, na tentativa de despertar nos alunos do Ensino Médio o interesse em
Botânica e visando uma proposta de trabalho diferenciada, o presente estudo teve
como objetivo elaborar o jogo “Circuito Florístico” e aplicá-lo como tecnologia
educacional em duas turmas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual
Juvenal José Pedroso, Goiânia-GO. O jogo foi desenvolvido no pátio do colégio
tendo como elementos constituintes as plantas encontradas nesse ambiente. As
plantas foram selecionadas, identificadas e enumeradas para a realização do jogo
educativo. A avaliação da proposta lúdica foi feita qualitativa por observações in loco
e quantitativamente, a partir de um questionário aplicado após o jogo. O “Circuito
Florístico” teve papel fundamental para a aprendizagem em Botânica, auxiliando no
processo ensino-aprendizagem, despertando a curiosidade, o interesse, a
observação e o envolvimento dos alunos. Possibilitou uma maneira contextualizada,
dinâmica, interdisciplinar e acessível de trabalhar conteúdos de Botânica no Ensino
Médio.

Downloads

Publicado

2014-07-01

Como Citar

Abdalla, D. ., & Moraes, M. . (2014). CIRCUITO FLORÍSTICO: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA. ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 10(18). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2940