RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DA INTERNET: um estudo de caso

Autores

  • Jurandir Fernandes
  • Eliane Mota

Palavras-chave:

Internet, problemas matemáticos, resolução de problemas

Resumo

A resolução de problemas matemáticos é uma preocupação nacional e internacional
e está presente no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), na
OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas), no ENEM
(Exame Nacional do Ensino Médio), no SAEB/Prova Brasil (Sistema de Avaliação da
Educação Básica), e em outras avaliações a nível estadual, municipal, dentre outras.
Eles revelam o baixo rendimento dos estudantes brasileiros nesse quesito. Devido a
sua importância no processo ensino-aprendizagem, a resolução de problemas se
manifesta como um desafio para os docentes, principalmente, na busca de
metodologias que possam auxiliá-los em suas aulas. Assim, o presente estudo
buscou analisar, quali-quantitativamente, a eficácia da internet na resolução de
problemas matemáticos. A pesquisa aconteceu no Instituto Federal Goiano -
Câmpus Urutaí. A amostra consistiu de 16 alunos. A pesquisa teve em duas etapas:
a primeira, com a aplicação de seis problemas impressos e um questionário sobre
essa etapa. Na segunda etapa, os mesmos problemas foram propostos, utilizando o
recurso da internet. Novamente, responderam a um questionário relacionado a essa
etapa. Todos os problemas foram retirados do site rachacuca. Na primeira etapa, a
taxa percentual de erros na resolução dos problemas foi de 88.55% e os principais
fatores foram a compreensão, interpretação e visualização dos enunciados. Na
segunda etapa, a taxa percentual de acertos (71,21%) superou a etapa anterior e o
fator principal para esse resultado foi o uso da internet na resolução dos problemas.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Fernandes, J. ., & Mota, E. . (2014). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR MEIO DA INTERNET: um estudo de caso . ENCICLOPÉDIA BIOSFERA, 10(19). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2483