PADRONIZAÇÃO DO ANALISADOR HEMATOLÓGICO AUTOMATIZADO VETERINÁRIO Sysmex pocH-100iV Diff PARA MICOS-DE-CHEIRO, Saimiri sciureus (PRIMATES: CEBIDAE).

Autores

  • Camila Longa
  • Sabrina Campos
  • Aline Souza
  • Sávio Bruno
  • Nádia Regina Almosny

Palavras-chave:

Automação, hemograma, métodos hematológicos, primata

Resumo

O uso de contadores hematológicos automáticos é uma realidade crescente que tem incorporado o hemograma na rotina diária de médicos veterinários. Saimiri sciureus, pequeno primata da família Cebidae, tem ampla distribuição na região da Amazônia e consiste em uma espécie de grande interesse no mercado pet e na pesquisa biomédica de doenças neotropicais, o que torna importante a adoção de métodos que aperfeiçoem a realização de exames complementares na espécie. Objetivou-se padronizar o analisador hematológico Sysmex Poch-100iV Diff para hemograma de S. sciureus, comparando os resultados obtidos com o hemograma manual tradicional. Foram utilizadas amostras de sangue de 38 animais. O analisador automatizado foi calibrado e todas as amostras de sangue foram submetidas ao hemograma automatizado e manual. Após a realização dos testes, procedeu-se análise de variância (ANOVA) entre os dois grupos, a qual apresentou um p-valor maior do que 0,05 em todas as variáveis propostas, demonstrando boa acurácia do aparelho utilizado. Concluiu-se que o analisador hematológico Sysmex Poch-100iV Diff foi eficaz para realização do hemograma em mico-de-cheiro e que o mesmo apresentou vantagens em relação ao hemograma manual. 

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Longa, C. ., Campos, S. ., Souza, A. ., Bruno, S. ., & Almosny, N. R. . (2014). PADRONIZAÇÃO DO ANALISADOR HEMATOLÓGICO AUTOMATIZADO VETERINÁRIO Sysmex pocH-100iV Diff PARA MICOS-DE-CHEIRO, Saimiri sciureus (PRIMATES: CEBIDAE) . ENCICLOPEDIA BIOSFERA, 10(19). Recuperado de https://conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2376

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)